segunda-feira, abril 28, 2003


Fim de Semana

Esse fim de semana eu esqueci de sonhar.

Comida

Receita, mais que especial, enviada pelo mestre Zé Raimundo. Prova que a gente tem que ser o que é, até na cozinha.

COUVE DE BRUXELAS CUSTOMIZADA
Ou, para os íntimos,
Couve de Bruxelas do Zé do Blues

Compro no Mercado Central,um saquinho daqueles de couve de Bruxelas
Fervo água filtrada com um colher de sopa de vinagre
+3 dentes de alho ralado
+fatias finas de 1 cebola
+1 cubo de caldo de legumes, para impregnar de um gosto sutil a couve, em processo de fervura.

De antemão, já terei cortado, em 4 partes, rigorosa e metodicamente, tal qual Jack, o Estripador,
todas as couves de Bruxelas, que serão lançadas à agua fervente temperada, para que possam ser flexibilizadas através de um choque térmico, que tem por objetivo, apenas e - tão somente, o de criar um nova textura para tão nobre legume. Bastam 5 minutos na fervura...

Em seguida, pego uma frigideira , despejo sobre ela 3 colheres de sopa de azeite de oliva,
deixo esquentar ao máximo, porém, sem queimar o azeite e, na sequência, lanço as couves de Bruxelas, ja devidamente, recortadas, para que possam adquirir uma espécie de fritura, que deverá ser controlada, pelo mexe-mexe da colher, revirando as couves, para que elas possam ser homogeneizadas em seu processo de fritura.

Nesse movimento de ir e vir, lentamente, vou mexendo, em modulações suficientes, para chegar ao clímax, de chegar ao ponto de dourar, não queimar, as couves. Basta tostar.

Assim, constatado que ELAS chegaram ao clímax, só me resta afastá-las, delicadamente, para o lado esquerdo da frigideira, porque está chegando a hora dos ovos entrarem, ou seja,serem despejados sobre a mesma frigideira, para serem mexidos/remexidos, até adquirirem a aparência de ovos mexicanos com porotos.

Para não acontecer um mistura prematura torna-se necessário que os 3 ovos sejam bem fritos/remexidos, sendo que, em seguida, farei o encontro das couves com os ovos,amalgamados que serão, num processo de penetraçoes múltiplas, dando aquela sensação de uma pasta consistente, com uma cor meio bizarra, porém, com um gosto delicioso, que deverá ser acompanhada de torradas.

Para quem gosta de provolone,basta ralá-lo e colocá-lo sobre a pasta bizarra e levá-lo a forno para
derreter e encobrir a COUVE DE BRUXELAS CUSTOMIZADA.

Nenhum comentário: