quinta-feira, julho 05, 2007

5th July or The Day After

Porque, na verdade, toda moeda tem duas faces.

Tradução livre de artigo publicado no site espanhol da Anistia Internacional.

2.000 dias de Guantánamo

O 4 de julho é um dia de festa nos Estados Unidos, aniversário de sua Declaração de Independência que consagra, entre outros, os seguintes princípios: que todos os homens são iguais, dotados pelo criador de certos direitos inalienáveis, que entre eles estão: a vida, a liberdade e a busca pela felicidade.

A amarga ironia é que, este ano, o 4 de julho também completa 2.000 dias desde que o governo norte-americano enviou os primeiros presos da "guerra contra o terror" para Guantánamo. (grifos originais)

Aproximadamente 375 presos permanecem reclusos em Guantánamo, muitos em condições cruéis, desumanas ou degradantes.

As autoridades norte-americanas afirmaram que entre 60 e 80 presos finalmente serão julgados por uma comissão militar. Um sistema de justiça que não reúne os requisitos mínimos, é discriminatório e que a Anistia Internacional pede aos Estados Unidos que abandone.

No ano passado pelo menos 15 presos "de alto valor" foram transferidos para Gantánamo vindos de centros de custódia secretos da CIA, o que reafirma o papel fundamental de Guantánamo na rede de detenções ilegais/ilegítimas dos Estados Unidos na "guerra contra o terror".

Cada dia que Guatánamo continua aberto, é um dia demais.

2 comentários:

shikida disse...

lastimável :-(

Dr. Omni disse...

Ludd, a coisa na Terra Onde As Pessoas Têm Liberdade de Tomar Sorvete na Hora Que Quiserem realmente está feia. *Tão* feia que até o grosso dos americanos está percebendo a feiúra! Esta semana de Independence Day foi um desastre por lá, marcada por mais escândalos no governo do Bushinho, por gente esticando faixas de "IMPEACHMENT" em estádio de futebol (!), e a popularidade do Bushinho alcançando o mesmo vale por onde, historicamente, acho que só o Nixon passou, e assim mesmo quando já estava quase renunciando.

Só espero que essa comoção toda acontecendo na Terra da Oportunidade de Dar Golpes não esteja chegando tarde demais...