quinta-feira, abril 05, 2007

Admirável mundo novo

Então, meu computador do serviço morreu e, como já estava mais ou menos planejado, ganhei um laptop para trabalhar. Por enquanto ele funciona como um computador normal, ou seja, nunca saiu da minha mesa. Mas vai ser bom para viagens e tal. Bem, ele tem várias vantagens. Entre as mais legais está justamente o fato de ter memória. Meu computador antigo, pasmem, tinha 256 de não sei o quê de memória. No fundo eu não tenho muita noção do que isso significa, mas eu sei que, antigamente, se eu digitasse inconstitucionalissimamente muito rápido meu computador travava.

E como ele tem memória, acho que isso animou o meu amigo Jefferson, o moço da manutenção dos computadores, a colocar uns programinhas diferentes nele. Qual é a minha surpresa quando, no segundo dia de trabalho no computer novo, abre uma janelinha no canto inferior direito do monitor com uma notícia sobre um jogo de futebol do Figueirense. Para mim, que vivo fuçando em portal de informação para ler jornal, fez pouca diferença, mas achei interessante.

Acontece que hoje eu descobri uma coisa mais legal ainda sobre esse programinha. Ele guarda os sites que eu vou com mais freqüência e manda atualizações deles! Quer dizer, na verdade, ele só fez isso com blogs, mas já é bem interessante! Foi muito bacana quando hoje eu recebi um bilhetinho do meu computador contando que o Kenji tinha escrito alguma coisa no Talk is Cheap! (link ao lado)

Mas por que ele teria essa preferência pelos blogs? A minha suspeita é que se trate de uma ferramenta de quem? Claro, do Google e como o blogspot também é do Google, as coisas se encaixariam. E por que eu suspeito que seja uma ferramenta do Google? Porque agora tem um ícone mínimo do lado do relógio do computador que chama Google Desktop.

Se eu fosse nerde eu caçava esse tal de Google Desktop e descobriria quais são as demais possibilidades dele, que devem ser muitas. Acontece que eu não sou nerde e tenho até um pouco de preguicinha dessas coisas. Mas do recadinho eu gostei. Valeu tio Larry!


Ok, ok, eu dei uma de nerde e fui procurar saber. Bom, parece que a idéia é ter um ‘buscador interno’ que ache documentos do office, tipo do word, excel e tal. Eu não entendi para que, já que o próprio computador já tem isso, mas tudo bem. Dizem até que essas duas lombrigas coloridas aí são uma alusão à janela-logo do Windows. As cores são realmente as mesmas, mas será??

5 comentários:

shikida disse...

é a magia do RSS :-)

mas mais bacana ainda, são os yahoo pipes :-)

Anônimo disse...

Pois é! Não é que ele gosta mais de Blogs, mas é que blogs tem rss! :D

Don't feed the ducks!

Tem a previsão do tempo também.... E você pode escolher um bucado de fotos prele ficar mostrando aleatoriamente. Tipo um porta retrato "hora de morfar!". Droga, vou reinstalar o google desktop.

Dr. Omni disse...

Hum... Esse sistema de comentários do blogspot já estava aqui ontem e eu comi mosca?

Ludmila disse...

Sim, esse sistema já estava aqui tio Omni. :-) Mas entendi o comentário, o Kenji tem uma opinião parecida com relação ao plano global de dominação do Google. :-) Eu acho que procede até porque os donos do Google têm uma coisa que apenas os melhores supervilões podem ter: cara e papo de bonzinhos!;-)
Lori, então, o Google tem realmente ferramentas apaixonantes. A última que fui apresentada foi um e-mail que o blogger manda para você dizendo quando tem um comentário novo no blog e em qual post. Achei uma gracinha! ;-)

Anônimo disse...

bem vinda ao google desktop. Saiba que TODOS os seus dados pessoais (os que estão no computador, claro) são agora armazenados também num servidor nos EUA... O que vc visita, quando vc usa, o que vc compra... tudo...