sexta-feira, setembro 10, 2010

Desmame - como fazer

Para encerrar o assunto, acho que vale a pena deixar uma dica sobre como desmamar sem sofrer com leite empedrado no peito para aquelas que desmamarão um dia. Essa informação, infelizmente, não encontrei em lugar algum e só depois de ligar para a minha ginecologista que a coisa melhorou.

Bom, primeiro os fatos. Mesmo amamentando com um peito só, eu ainda produzia uma quantidade de leite boa quando decidi desmamar a Teresa definitivamente. A pediatra havia sugerido, meio por alto, que eu deveria parar de uma vez, enfaixar o peito e colocar compressa fria (gelo) para diminuir a produção do leite.

Eu entendi que apenas a compressa fria estava relacionada com a produção de leite e deduzi que a faixa seria apenas para diminuir o acesso do bebê ao peito. Como a Teresa não ligou muito, eu pulei a parte da faixa e fiquei só com a compressa fria. Erro um. Também fui orientada a não ordenhar o leite que fosse produzido porque é o leite 'parado' no peito que inibe a produção de mais. Segui essa orientação à risca e esse foi o meu segundo erro.

O que aconteceu foi que o meu peito lotou de leite, empedrou e eu fiquei uns três dias morrendo de dor. Além do desconforto de ter a nítida sensação que a mama havia sido substituída por uma prótese de concreto, qualquer coisa que encostasse nela me fazia gritar de dor. Pensei até em tomar uns remédios para suprimir a produção de leite e liguei para minha ginecologista. Essa foi a salvação da lavoura.

Ela me explicou que as compressas frias eram boas mas não seriam o suficiente (até porque não dá para ficar o dia inteiro com gelo no peito em dia de expediente, né?), que deveria esvaziar o meu peito (porque muito da dor era causada pelo leite parado), e enfaixar, para dar sustenção ao peito e inibir a produção (sim, a faixa também ajuda nesse processo. Arrá!). Como o meu peito ainda doía muito, tomei um banho quente (a água quente ajuda na circulação da mama e por isso 'amolece' o leite
empedrado e facilita horrores na hora da ordenha), tirei o máximo de leite que consegui, enfaixei as mamas bem firmes e ainda coloquei um bustiê para dar mais sustentação.

Aí foi batata. A dor diminuiu e o peito realmente não voltou a produzir aquela quantidade de leite. Por isso, mamães, a minha dica na hora de desmamar é:

Amamente pela última vez. Com o peito vazio enfaixe firme. Quando sentir o peso do leite, utilize a compressa de gelo para ajudar. Se começar a pesar muito e empedrar, ordenhe. Realmente, o leite 'parado' diminui a produção, mas também causa dor. Então, não sofra sem necessidade, retire o leite que está incomodando. A faixa e a compressa vão diminuir a quantidade naturalmente.


É super simples e se eu tivesse feito dessa forma desde o início teria me poupado de
um bocado de dor. Portanto, fica a dica. :-)

75 comentários:

Sheilla disse...

Dica anotada para quando chegar minha hora! ;-)

adrian disse...

Meu bebê tem 1 ao e 8 meses,no começo do mês de agosto ele sugou meu seio com tanta força que acabou ferindo o bico, mesmo assim no outro dia insisti em amamentar ele doeu tanto,tanto que pensei:é...chegou a hora!Dentro de 3 dias estava eu gemendo e chorando de dor pelo leite empedrado, tava tão cheio que não conseguia nem me mover,parecia que quanto mais leite tirava mas o seio enchia, cheguei a pensar que teria que ir ao hospital "drenar" o leite do seio de tanta dor que estava sentindo, desmamei os outros bebês sem nenhum problema,mas desta vez foi um pesadelo!!!Então resolvi buscar na inter até que GRAÇAS A DEUS te encontrei, quando li confesso que pensei: "não estou aguentando nem encostar a blusa no seio quem dirá amarrar!" mas naquela altura já tinha tentado tanta coisa que não custava nada tentar mais uma,FOI A MELHOR COISA QUE EU FIZ!Depois de mais uns quatro dias ainda doía um pouco mas não o absurdo que foi no começo. Fico muitíssimo agradecida por vc ter compartilhado essa pequena informação que pra mim foi de uma gigantesca serventia naquele momento.Que Deus te abençoe e a toda sua família, e mais uma vez,sou muitíssimo grata a você!!!!!!!

Ludmila disse...

Oi Adrian, que bom que foi útil para você! Fiquei feliz em ajudar. :-)

Anônimo disse...

Oi estive passando no blog e tb to qrendo desmamar meu pequeno. .. d qnt em qnt tempo vc pôs compressa de agua fria? A faixa q vc colocou eh cinta? Serve top? Bjuxxxx

Unknown disse...

Estou com o mesmo problema eu já enfaixei o seio mais sinto o seio enchendo o que eu faco?

mari disse...

Graças a Deus encontrei a sua dica, estava sofrendo com meus seios empedrados à três dias, muito bom,abraço.

Sabrina Rodrigues disse...

o meu go disse para não ordenhar senão produzia mais. :(
tô com calombos no seio, enfaixado e só no gelo! que situação horrivel. no meu primeiro filho não teve nada disso, parei e não veio mais!!!

Unknown disse...

Me ajudou mt!!! Obrigada. Meu filho esta com 1 ano e 6 meses e decidi parar pq ele ainda acorda de madrugada e ja não estou aguentando mais. Tem 5 dias q ele parou e hj foi o pior dia ai procurei no google e cheguei aqui. Ja ordenhei estou aliviada... ufaaa.

Ludmila disse...

Sabrina, teoricamente, se você enfaixar o peito vazio e colocar o gelo vai te poupar dor. Mas né? Não sou médica, então, melhor seguir o conselho do GO. Bjos e melhoras!

Anônimo disse...

é muito bom poder compartilhar estas coisas que às vezes nem médico acredita mas que dão certo. Mas faz 4 dias que não amamento e meu peito tá tão duro que nao consigo ordenhar, nem com compressas... estou sofrendo muito, vc foi precisa quando disse que parece que estão com silicone de concreto... nossa nao sei o que faço

Karla disse...

Eu fiz diferente, como tirei 6 meses de licença + 1 de férias, amamentei minha filha até os 6 e utilizei minhas férias para fazer o desmame gradativo. Eu ia intercalando peito e mamadeira e fui espaçando cada vez mais as mamadas no peito. Meu organismo foi entendendo o que estava acontecendo e produzindo menos. Mesmo assim, depois de cada mamada, colocava compressa fria e durante o dia também, algumas vezes. Já estou há 9 dias sem amamentar no peito.

Anônimo disse...

Quando o peito encher novamente, devo tirar so a ponto de aliviar a dor ou esvaziar por completo? _ carol.

Ludmila disse...

Carol, eu acho que é melhor tirar o máximo que você conseguir e enfaixar com o peito vazio. Acho que esse é o segredo, porque a faixa não deixa encher muito outra vez. boa sorte!! :-)

Taciana disse...

GOSTARIA DE AGRADECER A ESTE BLOG, QUE FOI O ÚNICO LUGAR QUE ENCONTREI REALMENTE A SOLUÇÃO PRA MEU PROCESSO DE DESMAME...UMA ÉPOCA TÃO DIFÍCIL PRA MIM, POIS MEU BEBÊ FOI SUPER TRANQUILO, E ACEITOU NUMA BOA O DESMAME, MAS A CADA ORDENHA MANUAL ERA UM CHORORÔ MEU, ERA MEU MARIDO ME ENFAIXANDO E AS MINHAS LÁGRIMAS ESCORRENDO...SOFRI POR NÃO AMAMENTAR MAIS, MESMO SABENDO QUE ELE NÃO PRECISA DE MAMAR, ESTÁ GRANDE, INDO PRA ESCOLINHA, E QUE ESTAVA FAZENDO O PEITO DE MIMO, MAS EU AMEI AMAMENTAR, TER ELE NO MEU COLINHO BEM GRUDADINHO OLHANDO NO FUNDO DOS MEUS OLHOS...FORAM MOMENTOS MÁGICOS E QUE SE FORAM...MEU FILHOTE ESTÁ CRESCENDO E PRECISO ACEITAR...E AQUI ACHEI O CONFORTO FÍSICO QUE SUAS DICAS PUDERAM PROPORCIONAR COM CLAREZA...OBRIGADA POR DIVIDIR SEU TEMPO E SUAS EXPERIÊNCIAS...BJS NO CORAÇÃO TACIANA, A MÃE DO MURILO

Ludmila disse...

Oi Taciana, que bom que ajudou! :-)

Unknown disse...

Como faço para enfaixar? Como seria? Peito por peito? rss Ou enrolando como se fosse um sutian ao redor do corpo?

Ludmila disse...

Oi Raquel, enfaixa como se fosse um sutian mesmo, ao redor do corpo bem firme.

Unknown disse...

Nossa hoje ja vou para o segundo dia enfaixado, meus peitos estão tao duros q nem consigo me mexer, não consigo dormir. A GO disse q precisa chegar no pico de produção pra depois começar a murchar. Nossa mas ta insuportável a dor. Parece co creto mesmo. Agora são 23:41 e não consigo dormir. Acho q vou pro chuveiro, desinfaixar ordenhar um pouco se eu conseguir. Pra ver se melhora. Depois conto pra vc.bjao e mto obrigada pela dica

Ludmila disse...

Melhoras, Denise! Tomara que passe logo e se não passar pense na possibilidade de procurar um médico. Ninguém merece dor intensa!

Unknown disse...

Gente aguentei firme ontem enfaixada e colocando gelo nas mamas seguindo a orientação da minha GO. Mas hj tava insuportável... Continuou mto cheia as mamas e dolorido demais. Agora a noite tirei a faixa, tomei um banho bem quentinho, massageando as mamas, depois tirei um pouco de leite e coloquei um top bem apertado, não enfaixei dwnovo não. Agora to colocando mais gelo e vou dormir. Amanha conto se ficou melhor ou não.

Unknown disse...

Isso meo Ludi.
Passeinum zap zap pra mais nha GO, que justo nesse momento foi para um congresso em outra cidade. Ela disse se não melhorar para ir para o hospital e procurar um outro medico amigo dela q está de plantão.
Nossa mas depois do banho e da ordenha aliviou bastante viu. Muito boa dica a sua !!!
Igual.minha mae me disse : Se tirar um pouco vai demorar mais para secar o leite pois o corpo continua produzindo, mas melhor que ficar sofrendo como eu estava. Ontem tive que ate tomar lidador, dai caiu a pressão, uma luta. Mas gracas a Deus ta melhorando. O importante disso tudo é que minha Bebê nem está sofrendo tanto, ta muito boazinha comendo super bem. Bjao para todos e depois conto cono finalizou essa estoria.

Unknown disse...

Ontem depois que segui a dica da Ludimila, foi uma bênção de Deus, que alivio, dormir bem, sem dores. Hoje as mamas amanheceram bem cheias de novo mas durante o dia foram esvaziando. Agora ta bem mais vazias. Mto tranquilo nem precisou mais de massagem e ordenhar. Ah se tivesse lido essas dicas no primeiro dia, teria sido tãoooooo bom, mas valeu.
Mais uma vez agradeço demais as dicas, vou passa-las adiante.
Grande abraço

* desculpem os erros de português, as vezes acho q o teclado do meu celular tem vida própria. Kakakalaka...

Unknown disse...

Ontem depois que segui a dica da Ludimila, foi uma bênção de Deus, que alivio, dormir bem, sem dores. Hoje as mamas amanheceram bem cheias de novo mas durante o dia foram esvaziando. Agora ta bem mais vazias. Mto tranquilo nem precisou mais de massagem e ordenhar. Ah se tivesse lido essas dicas no primeiro dia, teria sido tãoooooo bom, mas valeu.
Mais uma vez agradeço demais as dicas, vou passa-las adiante.
Grande abraço

* desculpem os erros de português, as vezes acho q o teclado do meu celular tem vida própria. Kakakalaka...

Ludmila disse...

Denise, que bom saber que melhorou! Fico feliz em saber! :-D

Anônimo disse...

Prq uma mama enche mais que a outra?

Unknown disse...

Minha maior dificulade e uma mama encher mais que a outra

Unknown disse...

Minha maior dificulade e uma mama encher mais que a outra

Ludmila disse...

Então, eu não sou médica, né? Mas na época que eu amamentava, lembro que as médicas e enfermeiras falavam que quanto mais o bebê mama, mais leite o peito produz. A Teresa (minha filha) mesmo tinha preferência por um peito e acabou que este ficou mais cheio que o outro. Será que não é isso? Se for, tentem incentivar o bebê a mamar mais no peito que fica mais vazio, para incentivar a produção de leite.

Unknown disse...

Obrg

Amorah Ca disse...

Ludmila, Só tenho que agradecer as maravilhosas dicas! Segui todos seus conselhos para deixar de amamentar sem sofrimentos minha filha de 1 ano e 5 meses... PARABÉNS por dividir com as mamães sua experiência, serei eternamente grata.

Anônimo disse...

Preciso de ajuda meu seio ta um bem maior q o outro. Ta bem visível mesmo e pra compreta só ele enche de leite. Mm ajude estou desisperada.

Anônimo disse...

To sofrendo muito, amamentei por Dois anos e meio, agora to desesperada meu seio só um lado ta horrível :(, super empedrado e a dor insuportável

Taciana Brown disse...

Estou vivendo exatamente o mesmo. Como estou sofrendo com tudo isso... Comecei a fazer o que a Ludmila falou e parece que está melhando... Tenho hiperlactacao... Meu caso é complicado pq fico sem saber se estarei estimulando mais ou não ordenhando até tirar as pedras. Morrendo de medo de mastite. Já senti muita dor ! Tenho retirado apenas um pouco pra conseguir viver. Nunca pensei que fosse tão sofrido. Sem falar no emocional ... :(
Minha filha tem 6 meses e não estava mamando direito. Comecei a pedrar meu peito... Mas ela retira a pedra em 2 min ! Vcs aconselham eu dar o peito por 2 min ao invés de massagear e tentar tirar na mão ? Nunca consegui tirar a pedra na mão ... Só na manada invertida. Estou precisando de orientação :(
Meu medico é um perfeito imbecil que só diz a mesma coisa : gelo e massagem !
Como massagear um peito que não agüento tocar e parece um paralelepípedo ? Cabra sem peito não sabe de nada ... E olha que ele é o obstetra foda daqui do Rio ... Me ajudem ...

Taciana Brown disse...

Estou igual !

Taciana Brown disse...

O que mais me deixa assustada é não saber o o melhor a fazer diante dessa situação. Peitos empedrados e o medico dizendo : não ordenhe. Ai chego no máximo de dor e o medico diz : ordenhe.
Gente , eu estou enlouquecendo ! Esvazio ou retiro um pouco ? Ficar perdida é muito angustiantes

Taciana Brown disse...

Minha dúvida : ordenho até secar coloco gelo e enfaixo ou retiro o suficiente pra aliviar coloco gelo e enfaixo ? 😥

Renata disse...

Boa noite. A faixa q temos q usar é a de rolinha q usa p atadura? Essas normais de farmácia nê?

Unknown disse...

E o grande dia chegou o dia do desmame!
Ontem as 9:48 da manhã eu decide a parar de amamentar
Hoje tem 28h sem amamentar!
Esse dia só a mãe sabe quando chega!
É um dia marcado por lágrimas, sentimento de culpa, depressão passageira, perguntas sem resposta, um apartamento doloroso, negação e mto desespero pelas duas partes
Mãe e filha sofrem juntas e unidas por uma só causa que chegou o dia!
Como entender que é necessário esse dia.
É uma dor que nem o parto se iguala
Mais estou firme e apoiada pelo meu amoroso esposo e família.
É preciso retorna as minhas atividades acadêmica e de uma pequena empreendedora!
Mãe você está lendo aqui este depoimento e precisa tomar esta atitude só lhe digo uma coisa siga o seu coração!

Unknown disse...

Estou fazendo a dica da nossa blogueira e está dando super certo

Isis disse...

Estou ha 4 dias sem amamentar. Nao esta sendo facil, mas esta melhor do q pensei.Os dois primeiros dias eu estava com os seios supercheios e doendo muito, fora a luta com meu bb q insistia muito para mamar. Mas nso dei. Ja tive mastite e eh horrivel. Entao lembrei q meu medico havia receitado um antiinflamatorio e antibiotico quando tive mastite no periodo q eu ainda amamentava. Estou tomando por conta propria o antiinflamatorio (nimesulida) e meu peito nao inflamou, estou tomando 2 vezes ao dia. E as dores tb diminuiram. Estou compartilhando minha experiencia, q ainda nao acabou, pois ele ainda acorda de madrugada querendo mamar. Espero q ajude!!!

Isis disse...

Quero dizer tb dos turbilhoes de emocoes q sentimos, mas meu bb ja esta com 1 ano e 4 meses e eu sentia necessidade de tomar essa decisao. Espero estar acertando. Eh o q nos maes sempre queremos, ne?

Taise disse...

Minha bebê tem 1 ano e 10 meses,e decidir parar de amamentar pois estou abaixo do peso,meu peso ideal é 52 kg e eu estou com 45 kg.Pensei q seria difícil,mas não está sendo não. Ela come de tudo um pouco,mas não quer mingau e nem leite,às vezes toma uns 3 a 4 dedos na mamadeira.E na hora d dormir tbm está sendo tranquilo,canto músicas p ela e logo ela adormece e não acorda pedido o " pepê". Já estou a 6 dias sem amamentar.No segundo dia o meu peito estava bem cheio e dolorido,aí ordenhei e fiz as compressas frias,melhorou bastante.Mas não enfaixei,tbm achei q não seria necessário, mas agora depois de ler todos esses relatos,vou enfaixar para vê se ajuda !
Obridado pelas dicas Ludmila !!

Unknown disse...

Bom. Hoje tem 4 DIAS de luta. Com o peito que tá cheio , e com minha filha de 2 a ninhos que chora ainda pedindo o peito. Durante o dia é fácil, a noite que é o negocio ela quer de qualquer forma. Ontem não aguentava de dor o seio tava cheio de caroço e doía muiito, esquente água e fiz compressas , aí começou a sair . Mais já está cheio novamente. Eu estava fazendo essa compressa com gelo. Agora que vi sua dica, vou usar ela. Espero que de certo, nossa tem horas que a baby sobe no colo e apóia no peito , pensem na dor. Vejo até estrelas.coloquem um Ban daid no peito disse que tava do dodoi, agora ela até tona leite na mamadeira. Mais não quis o meu leite no copo e nem na mamadeira , ela cuspiu. Kkkkkkkk mais o peito ela quer. :)

Unknown disse...

Bom. Hoje tem 4 DIAS de luta. Com o peito que tá cheio , e com minha filha de 2 a ninhos que chora ainda pedindo o peito. Durante o dia é fácil, a noite que é o negocio ela quer de qualquer forma. Ontem não aguentava de dor o seio tava cheio de caroço e doía muiito, esquente água e fiz compressas , aí começou a sair . Mais já está cheio novamente. Eu estava fazendo essa compressa com gelo. Agora que vi sua dica, vou usar ela. Espero que de certo, nossa tem horas que a baby sobe no colo e apóia no peito , pensem na dor. Vejo até estrelas.coloquem um Ban daid no peito disse que tava do dodoi, agora ela até tona leite na mamadeira. Mais não quis o meu leite no copo e nem na mamadeira , ela cuspiu. Kkkkkkkk mais o peito ela quer. :)

Daviny disse...

Quanto tempo demorou esse processo?

Ludmila disse...

No meu caso durou uns 10 dias...

Unknown disse...

Meu bebe tem 8 meses estou tentando tirar ele do peito estou com muita do,mas desde quando ele nasceu eu só amamento com dores e agora ele mordeu que rachou o meu peito e ainda tive mastite então decidi tira_lo mas estou sofrendo muito tem apenas um dia que comecei e meus peito parece que vão estourar, irei seguir suas dicas para ver se alivia a dor.

Edivane disse...

Com quantos dias o leite seca?

Ana CS disse...

Muito obrigada. Sua postagem me salvou! Desmamei meu Miguel de 2 anos há pouco mais de 2 dias e estava perdidinha. Até porque estou grávida de 10 semanas e não posso ficar tomando medicamentos. Foi serviço de utilidade pública. Bjs e tudo de bom.

Francielle Silva disse...

Parabéns pelo texto 1 dia sem dar o peito e eu estava morrendo de dor. Meu ginecologista também tinha dito pra enfaichar rsrs também pensei que fosse só pra dificultar o acesso ao peito.
Seu texto foi mega útil. Obrigada.

Anônimo disse...

Estou tentando desmamar minha filha de 1 ano e 1 mês. Hoje é o segundo dia que não dou peito e durante o dia, consigo levar numa boa mas a noite ela ainda chora e acorda muito durante a noite procurando peito. Meu peito ta muuuito duro e dolorido, vou tentar fazer as suas dicas e torcer pra melhorar. Vou dando notícias!!

Unknown disse...

Por favor me ajude! Estou nesse processo difícil do desmame, porém um peito está mil vezes maior q o outro! Devo enfaixar apenas o peito maior? Thaís

Nice Santos disse...

Eu tenho um filho de 3 aninhos, ele ainda mama, mas estou tirando porque nesse tempo todo ele só mama em um seio, porque um deles não tinha bico o suficiente! Mais hoje estou sofrendo, pois o que ele não pegou está empedrado, doendo demais, tá uma pedra enorme que dá umas pontadas infernais! Já passei com a GO, mas ela só passou compressa de água fria e antibiótico, só consegui diminuir a dor, mas continua empedrado e dando umas agulhada,d dói demais!!

Unknown disse...

Hoje de manhã resolvi procurar ajuda no google, pois ja estava quase desistindo do desmame, pois o processo é muito difícil.
Comecei na quarta feira, de la pra cá,só esvazeava meu peito 1 vez por dia p aliviar, estava muito cheio e uma dor absurda, então resolvi seguir sua dica, tirei o máximo que pude e enfaixei , continuei com a compressa de gelo, e por íncrivel que pareça , de 8 da manhã até agora as 14:00 hs, diminui bastante a produção de leite.
Obrigada pela dica,vou continuar seguindo sua super dica.
Beijos...

Simonne disse...

Meu filho tem 3 anos e 4 meses , também resolvi tirar do peito .
Estou sofrendo com dores... Só de encostar dói muito...

Simonne disse...

Meu filho tem 3 anos e 4 meses , também resolvi tirar do peito .
Estou sofrendo com dores... Só de encostar dói muito...

Ludmila disse...

Simonne, se tiver doendo muito e quente, procure um médico, não deixa virar mastite não!!

Unknown disse...

Adorei! !!! Essa postagem me ajudou demais! Obrigada por compartilhar!

Taty disse...

Muito agradecida com a informação, foi muito útil, tomei dostinex para secar no segundo dia do desmame, porém estava até com febre e mta dor, depois de ler seu post tomei banho quente e tirei pouquíssimo com a bombinha, foi o suficiente para aliviar a dor. Hoje 1 dia depois encheram o que tirei, mas a dor está uns 70% a menos, até consegui dormir. Obrigado, Deus Abençoe!

Anônimo disse...

Obrigada pela dica foi muitíssimo util. Estava morrendo de dor e qdo retirei com a bombinha foi um alivio, Deus Abençoe, bjs

Unknown disse...

Olá meninas. Estou passando pelo MSM processo da Ludmila. Um peito cheio, parece que vai estourar! Hoje é o primeiro dia. Minha pequena já tem quase dois anos e estava fazendo meu peito de chupeta. Descidi desmama lá. Mas nunca imaginei que seria tao difícil. Ela viajou com o pai para a casa da avó. Assim decidimos que seria a melhor opção pra ela esquecer e comer outros alimentos, já que ela só queria mamar. O dia foi muito difícil. Mas a noite um pesadelo! Estou fazendo tudo como vc descreveu.. Já sinto um alivio enorme. Obrigado que deus te abençoe.

Unknown disse...

Olá... Voltei pra contar que depois de duas noites sem dormir.. Estou ootima! Passou aquele episódio do peito cheio, vazando mto dor.. Nossa! UFA! Obg pelas dicas.. Foi de tamanha importancia. Mto obg!

Anônimo disse...

Gente uma dica boa não sofri nada no desmame do meu bebê tomei o remédio Dostinex que o médico me passou ele inibe a produção de leite, se o seu peito estiver pedrado retire só a quantidade de leite pra aliviar a dor em três dias vai melhorar tudo.

Unknown disse...

Depois de fazer, varias pesquisas hoje achei esse, aqui que creio que vai me ajudar muito ja tinha visto uns falando de compressa gelada e a faixa, mais n tao bem explicado. Como o seu poste aqui ja tinha ate desistido de tentar, a faixa, pois n conseguia secar, nem tocar, nos seios que n era possivel ter uma faixa, amassando seu peito pedrado de leite.. Mais sentir um grande alivio nas compressas geladas vou continuar fazendo sem tira a ordem do processo (compressas +faixa) ai eu volto e conto a minha experiência com essa, saga, do desmame do meu bezerrinho <3

Unknown disse...

Comecei o processo de desmame sábado passado,e nos primeiros dias não doía muito, mas há uns três dias meu peito encheu muito, dava até pra sentir os dutos mamários inchados por cima da pele da mama. Vou tentar enfaixar pra ver se alivia essa dor que não me deixa nem dormir direito. Obrigada pelas dicas!

Anônimo disse...

Estou tomando o anticoncecional ciclo 21 e usando as faixas.... Ta ajudando ja diminuiu bastante

Unknown disse...

Oi boa tarde, eu estou com meus peito cheios e empregados perto do pico e dói muito ao toca, fui na médica ela me passou antibióticos e compressa de aguarda quente mas não tô vendo muito resultado, eu não tô dando peito pRO meu filho de 2ano e 1mes , o que faço pra aliviar ? Eu tiro o leite ?

Unknown disse...

Oi boa tarde, eu estou com meus peito cheios e empregados perto do pico e dói muito ao toca, fui na médica ela me passou antibióticos e compressa de aguarda quente mas não tô vendo muito resultado, eu não tô dando peito pRO meu filho de 2ano e 1mes , o que faço pra aliviar ? Eu tiro o leite ?

Unknown disse...

Oi boa tarde, eu estou com meus peito cheios e empregados perto do pico e dói muito ao toca, fui na médica ela me passou antibióticos e compressa de aguarda quente mas não tô vendo muito resultado, eu não tô dando peito pRO meu filho de 2ano e 1mes , o que faço pra aliviar ? Eu tiro o leite ?

Anônimo disse...

obrigada !ja estava desesperada,nao sabia mas o que fazer .
to passando pela mesma cituacao minha filha tem 1ano e 2 mese ,e esta viciada no peito

anapaulinha disse...

boa tarde queria que me ajudassem ,.. cmo usar a faixa no peito, e eu uso todo dia (digo o dia todo) meu bebe vai fazer dois anos e nao larga o peito, quero ajuda de voces meninas obrigada
To amando os comentarios as ajuda

Unknown disse...

Muito legal!!!! Comecei o desmame quinta feira... Então desde quinta Minh a filha de 2 anos e 2 meses está ficando com a minha mae. Ela chora demais e por isso achei melhor deixar ela longe. Meu peito está doendo demais mas segui a dica da faixa e já melhorou muito.
Quero saber quanto tempo leva para o leite secar?

Marcos disse...

Me chamo Marcos sou de BH e adoro a prática da amamentação adulta com carinho e discrição. Caso você esteja com os seios cheios de leite e queira experimentar este delicioso fetiche me acesse no meu e-mail para conversarmos.
É um ato de carinho e prazer a dois que vai aliviar em muito seus seios.
Meu e-mail: oliveiraalmeida66@yahoo.com

Unknown disse...

Bom dia
Adorei a dica iniciei o processo de desmame ontem e hj ja estou colocando em prática as suas dicas esta me ajudando muito um super obrigada 😍
A minha duvida em relação a dica é, quantas vezes devo ordenhar em um dia e qual a quantidade?
Bjs

Anônimo disse...

Menina, depois de muito pesquisar achei seu pôster... Estou aqui com os dois peitos enorme e mega doendo... Nem sutiã consigo colocar, já chorei e pensei em desistir do desmame, mas meu filho já tem 2 anos e 1 mês... preciso ser firme... Hoje é segunda e a última mamada dele foi sábado de manhã... Não consigo ordenha pra esgotar ... então vou tomar uma banho quente, vou dar a última mamada ( dessa vez será a última) e passar a faixa... Será que é o certo?
Bom vou tentar... Tenho certeza que com essa dica vai dar certo!
Muito obrigada!