terça-feira, julho 13, 2010

Cabelo

Estava eu ontem na cozinha de casa e ouvi as seguintes frases:

'É incrível como as mulheres se importam com os seus cabelos. Cabelos e sapatos, as extremidades'.

Bom, eu na verdade não ligo muito para sapatos. Mas cabelo? Ah, cabelo é diferente mesmo.

Tem coisa que diz mais sobre a personalidade de uma pessoa, e até sobre o momento que ela está vivendo, que o cabelo? A cor, o corte, o comprimento?

Alguém consegue imaginar alguma mocinha tímida e frágil com os cabelos vermelhos fogosos? Aliás, qual a cor do cabelo de mocinhas tímidas e frágeis? Louro, claro.

Eu, por exemplo, sou uma morena por necessidade e convicção. A única cor possivel para o meu cabelo, seja em função da minha pele, dos meus traços, da minha personalidade, é preto. Não tem alternativa.

Da mesma forma que conheço algumas ruivas que não poderiam ser nada além de ruivas, como a Lori e a Marcela. Tô mentindo, garotas?

Lembrei de uma coisa linda que vi num daqueles filmes iranianos muito tristes mas que todo mundo deveria assistir.

A mãe paupérrima traveste a filha de 10 anos de menino para que ela possa trabalhar e conseguir algum dinheiro ou elas morreriam de fome. Para tanto, corta as suas tranças. A menina fica desolada e 'planta' as trancinhas em um vaso. Em vários momentos do filme a menina rega as tranças para que elas continuem crescendo (sorry, mas não lembro o nome do filme).

Metáfora linda sobre resistência e sobre o que faz de nós sermos o que somos. Talvez seja isso, o nosso cabelo diz muito sobre quem somos. Isso inclusive serve para homens também, eles apenas não prestam muita atenção.


Adoro tranças

2 comentários:

Lori disse...

Eu sou a rainha de descontar tudo no cabelo. Outro dia mesmo, cheguei a escrever no twitter: "Cortei o cabelo mas eu queria mesmo era cortar os pulsos". Sempre que alguma coisa me acontece eu desconto no cabelo. Qualquer tipo de emoção que eu passo (boas e ruins) acabam refletindo nele. E mesmo sempre mantendo os vermelhos eles variam, tem época de vermelho bem fechado, época de vermelho tão desbotado que mais parece castanho, de vermelho super alaranjado.

Ainda mais que eu não sou daquelas que vai ao salão e deixa nas mãos dos cabelereiros e coloristas. Eu até tive uma colorista por anos e super de confiança (uma das poucas q eu conheci q falava minha lingua e não fazia julgamentos) mas ela me abandonou. :(

É sempre uma catarse bastante íntima.

Adriana disse...

Concordo plenamente. Qdo queremos mudar algo e ta dificil, mudamos o corte ou cor do cabelo.

Agora sapato nao eh importante????
Sapato eh minha paixao. E olha que sou desleixada, mas sapato muda a roupa toda.

Dri