quinta-feira, fevereiro 22, 2007

domingo, fevereiro 18, 2007

Se meu apartamento falasse

Senhoras e Senhores,

Eu tenho a honra de informá-los que o contrato foi assinado. Em breve as gatas estarão de casa nova. E própria.

Que os anjos e a Caixa Econômica Federal digam amém. :-)

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Brazil, o filme

Você sabia que o Código de Processo Civil está passando por uma reforma que começou em 2001 e culminou na aprovação de uma lei que muda quase tudo em dezembro do ano passado? Eu também não, até uns três dias atrás.
E você sabia que isso significa que qualquer processinho que você tenha que entrar na justiça tem regras totalmente novas? Incluindo comprar um imóvel, divorciar-se ou receber alguma indenização? Sabia?

E que o governador de São Paulo José Serra vetou um projeto de lei de Redução de Danos? E o prefeito da cidade de São Paulo Gilberto Kassab vetou um outro que pune a discriminação por orientação sexual na capital paulista? Alguém te contou?

E sabe quem não contou nada disso para ninguém? A mesma imprensa que nos anestesia diariamente com imagens cada dia mais chocantes de violência, com a exploração inclemente da desgraça alheia e com um repertório inacabável de desinformação, seja pelo meio impresso ou eletrônico.

Aproveito para recomendar fortemente que você entre no link ao lado do VotoLula. O Ric, tio da Clarice, seleciona e comenta notícias bastante interessantes da nossa política nacional. Aliás deveríamos renomear o site para Blog do Ric, porque pelo menos essa colaboradora está deixando muito a desejar.

sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Em nome de Deus ou
A diferença entre o crédulo, o fiel, o ateu, o cético, o agnóstico e o incrédulo

O crédulo é aquele que acredita, que contém a chama da crença seja no que for, Deus, homens, ciência, igualde, família. Ele crê e aquilo o ajuda de alguma forma a acordar de manhã.

O fiel é o crédulo em Deus. Nem todo crédulo é fiel, mas todo fiel é crédulo. Não confundi-lo com o religioso, porque entre esses muitos são incrédulos, não vale a pena nem classificar os religiosos pois aqui estamos falando de fé.

O ateu é o crédulo na não existência divina. O ateu não só acredita que deus não existe como ele quer convencer a humanidade que de acordo com a realidade objetiva não é possível a existência de um Deus. Como se a fé em Deus tivesse alguma coisa relacionada com a realidade objetiva ou mesmo com a existência dele.

O cético não acredita em nada antes de obter alguma comprovação objetiva. O cético só não é um incrédulo porque pode ter a sorte de acreditar em alguma outra coisa. Ou seja, podem existir céticos crédulos, mas são poucos, e procuram validar de alguma forma sua fé, seja através da ciência, do idealismo, até do romantismo.

Agnóstico é o apelido do cético quando estamos falando na crença em Deus. Ele não crê na existência divina, nem na sua não existência. Como o ateu, ele não consegue conciliar a idéia de um Deus com suas observações do mundo real, porém, diferentemente do ateu, tem a necessária humildade para concordar que as suas observações podem não captar todas as respostas do universo. Outra diferença essencial entre o agnóstico e o ateu é a falta de ânimo, de prazer e de argumentos para longos debates com os fiéis sobre o tema, ânimo, prazer e argumentos que sobram entre os ateus.

O incrédulo, bem, o incrédulo não acredita, ele perdeu a fé. Costuma ser uma figura cabisbaixa, deprimida, tristinha. Ou pior, o incrédulo pode tornar-se cínico, cruel e imoral, porque se nada tem jeito, porque ele teria?

Onde você se classifica? Como anda a sua fé?

Eu, por exemplo, não passo de uma agnóstica, portanto cética, insossa e pouco crédula.


Thomas Henry Huxley

terça-feira, fevereiro 06, 2007

A Chorus Line

Ontem recomeçaram as aulas de pandeiro. Nesse ano de 2007, começo a ensaiar em outro pandeiro, do luthier Fernando, aqui de Belo Horizonte. Trata-se de um pandeiro com o diâmetro maior, 10 polegadas, por isso mais grave, com acabamento bem melhor do que eu usava anteriormente. Na verdade eu já tenho esse pandeiro desde setembro, acontece que ele é mais pesado que o primeiro, então protelei até agora para tocá-lo. Mas depois que você pega um instrumento bom, principalmente com um som mais bonito, não quer soltar nunca mais. Agora preciso é me acostumar com ele e adquirir resistência.

Uma das coisas mais certas que o Caetano Veloso escreveu na vida dele foi "como é bom poder tocar um instrumento".

Costura Da Vida
Tambolelê. Composição: Sérgio Pererê

Eu tentei compreender
A costura da vida
Me enrolei pois
A linha era muito comprida

Mas como é que eu vou fazer
Para desenrolar
Para desenrolar

Se na linha do céu sou estrela
Na linha da terra sou rei
Na linha das águas
Sou triste
Pelo fogo que um dia apaguei

Na linha do céu sou estrela
Na linha da terra sou rei
Mas na linha do fogo
Sou triste
Pelos mares que não naveguei

Mas como é que eu vou fazer
Para desenrolar
Para desenrolar



Update do post anterior: o Kenji já comprou os adesivos de reciclagem, vamos aproveitar (muito ecologicamente) uns baldes de plástico do Royal Canin que estavam lá em casa sem uso. Reciclagem djá!

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Day After

Ontem apagamos a a chave geral do apartamento às 19h55. Na verdade poderíamos ter ligado às 20h, mas só o fizemos às 20h40. Foi uma forma de participar do movimento 5 minutos pela Terra, organizado por um grupo de ambientalistas franceses, a Aliança pelo Planeta. No Brasil a repercussão foi ínfima, até que na França eles conseguiram alguma divulgação. Fizemos, porém, mais pela proposta em si do que por resultados objetivos. A questão é que se não começamos a participar, esse tipo de ação não irá nunca alcançar resultados.
A partir da semana que vem, também começaremos a reciclar lixo. Mesmo tendo que sair de casa para entregar o lixo reciclável em postos de coleta. Incrível, mas no Gutierrez não tem coleta seletiva da prefeitura.
Acho que já é um começo.