terça-feira, janeiro 25, 2005

Jornada nas Estrelas: Dívida de Honra


O Livro:

O Sapo e o Príncipe: personagens e fábulas do Brasil contemporâneo.
Paulo Markun
Editora Objetiva

Acabei de ler. É muito importante obras que apresentem bons panoramas e esse é caso. Ou seja, se você não tem idéia de como o Lula e o FHC chegaram à presidência, se você não tem noção do passado de nenhum dos dois, esse livro é perfeito. Bem escrito, jornalisticamente impecável.

Agora, isso não significa que não tenha pontos fracos. Um deles é a utilização da imprensa como fonte recorrente. Não nego que é um trabalho hercúleo ficar lendo jornal velho, mas às vezes isso não basta. Acaba que a versão do livro fica sendo aquela que foi para os jornais e essa, convenhamos, a gente já ouviu falar. Resta um certo gostinho de chapa branca na boca após a leitura. Por outro lado, essa é a função do jornalista: ele conta, as conclusões ficam para o leitor.

Também discordei quando o autor diz que a participação do Lula na Constituinte foi inexpressiva. Acho que isso foi realmente uma infelicidade do livro. Tudo bem que o Lula declarou não ter gostado da experiência de legislador. Daí vai uma distância enorme entre fazer direito e fazer com prazer. A Assembléia Constituinte teve no Lula um dos mais atuantes e influentes parlamentares. Tanto que a Constituição de 1988 recebe críticas, até hoje, de ser avançadinha demais para o Brasil e a bancada progressista foi claramente liderada pelo nosso atual presidente, contra o que foi conhecido à época como Centrão.

Mas tirando essa única discordância tiro meu chapéu para o Markun e recomendo a leitura, principalmente para os mais novos que ainda não eram nem projeto de gente quando toda essa história se desenrolou.


A Pizza:


Aqui em BH até que temos boas pizzarias. Eu, particularmente, gosto muito da Più e da Olegário. Acontece que nesse fim de semana resolvemos experimentar a Especiale, que fica ali na Fernandes Tourinho. A pizza salgada é muito boa, mas as outras não ficam nada atrás. Veneno mesmo é a sobremesa: pizza de nutella (aquela mistura de chocolate com avelã que recheia bombons tipo o Ferrero Rocher). Digamos que a pizza de nutella está para as demais pizzas de chocolate como o haxixe está para a canabis: dá muito, muito mais barato. Só ficaria melhor se tivesse uma bola de sorvete de creme, para refrescar. Acho que eles não colocaram exatamente para não cortar o efeito e você sentir o chocolate inundando as suas veias. Um excesso!

Nota 10 também para o atendimento. Todo mundo é simpático e sorridente. Eu tenho uma teoria: você só reconhece o bom atendimento quando chega maltrapilho ao estabelecimento. Se você recebe o mesmo atendimento de camisa puída e chinelo de dedo, branco e sujo, que a patricinha com um colar gigante com 37.084 pérolas falsas e que o estrangeiro das mesas ao lado, está aí um bom lugar para voltar.


A caricatura é do site www.republicapizzabar.com.br, uma pizzaria de Campinas. Se a pizza for gostosa como as caricaturas são engraçadas, vale uma visita.


Nenhum comentário: