quinta-feira, maio 20, 2004

Fita verde no cabelo - João Guimarães Rosa




(...)
Mas agora Fita-Verde se espantava, além de entristecer-se de ver que perdera em caminho sua grande fita verde no cabelo atada; e estava suada, com enorme fome de almoço. Ela perguntou:

- "Vovozinha, que braços tão magros, os seus, e que mãos tão trementes!"

- "É porque não vou poder nunca mais te abraçar, minha neta...? " a avó murmurou.

- "Vovozinha, mas que lábios, ai, tão arroxeados!"

- "É porque não vou poder nunca mais poder te beijar, minha neta...? " a avó suspirou.

- "Vovozinha, e que olhos tão fundos e parados, nesse rosto encovado, pálido?"

- "É porque já não te estou vendo, nunca mais, minha netinha...?" a avó ainda gemeu.

Fita-Verde mais se assustou, como se fosse ter juízo pela primeira vez.

Gritou: - "Vovozinha, eu tenho medo do Lobo!"

Mas a avó não estava mais lá, sendo que demasiado ausente, a não ser pelo frio, triste e tão repentino corpo.

In: Ave, Palavra



Nenhum comentário: